Saiba como projetar um sistema de envase para sua empresa

/ / Sem categoria

COMO APRIMORAR O PROCESSO NA SUA EMPRESA

Então, como transformar esse conhecimento sobre o processo de envase em maior performance na sua cadeia de produção? Pensando nas etapas que nós listamos no último tópico, algumas dicas surgem para inspirar você.

 

Automação e monitoramento

O investimento em um bom PCP é fundamental para garantir confiabilidade e controle no processo de envase, assim como quaisquer outros sistemas de automação que possam ser aplicados ao monitoramento dessa etapa.

Automatizar a linha de produção significa menos esforço humano e menos falhas no processo. Essa é a primeira preocupação em uma estratégia de alinhamento entre PCP, característica do produto a ser envasado e característica da embalagem. Quando existe uma harmonia entre eles, sua produção é muito mais eficiente e econômica.

 

Investimento em maquinário

Claro que investir em equipamentos mais novos é uma forma de conseguir eficiência na produção. O maquinário moderno tem soluções embarcadas de monitoramento, é mais automatizado e ainda exige menos manutenção — o que significa menos tempo parado.

 

Adequação de bobinas

Esse é um exemplo de que, muitas vezes, um simples ajuste do material utilizado no processo de envase é suficiente para ganhar em otimização. Pense no caso de uma empresa que recebe bobinas de embalagens de 15kg por que precisa fazer a colocação manualmente.

Uma mudança no maquinário ou nos insumos utilizados pode permitir a utilização de peças de 30kg. Imediatamente, o tempo gasto com a troca cai pela metade. É o tipo de processo que, quando otimizado, gera muito tempo economizado no fim do turno de trabalho.

 

Reorganização das etapas de produção

Não é só no tempo de uma operação que se pode economizar ao adotar esse tipo de estratégia. Otimizações como essas também cortam desperdícios relacionados ao tempo parado do maquinário.

Interromper o processo de envase, por exemplo, gera perda de embalagem e de matéria-prima. Os responsáveis pela produção precisam trabalhar constantemente para encontrar estratégias de automação e readequação dos processos para diminuir esse tempo ao mínimo possível.

Isso significa sistemas de alimentação automáticos, menos trocas diárias de produtos em um mesmo equipamento, condições melhores de funcionamento (como temperatura e pressão) entre muitas outras atitudes que podem parecer detalhes, mas que fazem toda a diferença para a competitividade de um negócio.